Projetos do MP em segurança pública podem ser replicados nacionalmente

O membro colaborador da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo e da Atividade Policial e Segurança Pública do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), promotor de Justiça do Mato Grosso do Sul Douglas Oldegardo Cavalheiro dos Santos, fez ontem, dia 20, uma visita institucional ao Centro de Apoio de Segurança Pública e Defesa Social (Ceosp) do Ministério Público estadual. Ele veio conhecer como foram idealizados e implementados o Comitê Interinstitucional em Segurança do Estado da Bahia (Cisp) e a Unidade de Monitoramento de Execução da Pena e Medidas de Segurança (Umep), ambos projetos desenvolvidos no âmbito do Ceosp. A visita faz parte de um projeto do CNMP que está identificando modelos de atuação de excelência, elaborados e postos em prática pelo MP em todo o Brasil na área de Segurança Pública, com a perspectiva de replicá-los em outras unidades do país.

O coordenador do Ceosp e do Cisp, procurador de Justiça Geder Gomes, fez a apresentação das diretrizes gerais do projeto. O gerente do Cisp, promotor de Justiça Gilber de Oliveira, e a promotora Ana Karinna Senna abordaram seu processo de regionalização. A Umep foi apresentada pelo seu coordenador, promotor de Justiça Edmundo Reis. O membro da Comissão considerou a visita positiva. “Nossa vinda a Salvador foi muito proveitosa. Nós pudemos observar que o MP do Estado da Bahia possui uma unidade muito avançada no que toca à prevenção criminal. Tem um alto know how de conhecimento adquirido em respeito às mais modernas frentes de enfrentamento da criminalidade e, sobretudo, aplica esse conhecimento nas suas estratégias institucionais”, afirmou.

Ele destacou também a efetividade das iniciativas do Ceosp. “Os projetos que nos foram apresentados são consolidados, que estão capilarizados juntos aos órgãos de execução, com resultados concretos, que envolvem não apenas a Administração Superior do MP baiano, mas, sobretudo, os órgão de execução. Isso é extremamente importante na medida em que aproxima as ações estratégicas da população, o que vai ao encontro do que as prospecções realizadas pelo CNMP, através da Comissão, vem buscando. Voltamos dessa visita extremamente satisfeitos”, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Rolar para cima
Pular para o conteúdo