Projeto de integração de políticas públicas é alvo de parceria do Cisp Camaçari com o Município

Por iniciativa do Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia, Dr. Adalto Araújo Silva Júnior, o Comitê Interinstitucional de Segurança Pública de Camaçari – CISP, em parceria com o Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGIM, fomentam o Projeto de Integração de Políticas Públicas para  Paz e Cidadania –  Juntos pelo território de Paz.

O projeto tem como objetivo reduzir a vulnerabilidade da população frente a violência (principalmente jovens negros, sexo masculino, com faixa etária entre 12 a 19 anos ) e aproximar a comunidade local dos Poderes Públicos, fomentando a cidadania e sentimentos de segurança e paz através da integração com diversas Instituições e organismo sociais do bairro.

Consiste em realizar análise dos índices de C.V.L.I. ( Crimes violentos letais e intencionais) na região do Município de Camaçari, identificando sua área mais vulnerável; conhecer esses bairros e suas instituições , equipamentos públicos já existentes, através de visitas técnicas e de reuniões com lideranças comunitárias; realizar diagnóstico dos equipamentos públicos que funcionam na localidade, através de preenchimento de fichas de avaliação específica; entre outras atividades.

O bairro Nova Vitória foi escolhido para iniciar o Projeto, pelo índice elevado de violência, identificado em diagnóstico, a partir das visitas técnicas e escuta individual com alguns moradores. Os dados colhidos subsidiarão as ações a serem desenvolvidas.

Estão previstas no bairro diversas atividades, tais como: oficinas sobre empreendedorismo, violência contra a mulher, preconceito e racismo ; oferta de serviços de esclarecimento sobre violência doméstica; atividades físicas; palestras sobre cyberbulling nas escolas; grupo de teatro; implantação de programa de educação para o trânsito; formalização de guardas e colocação de crianças em famílias substitutas; Projeto Paternidade Responsável; intensificação do policiamento e abordagens; realização do PROERD em escolas do bairro.

As ações realizadas, têm parceria com a Polícia Militar; Polícia Civil; CRAS; Secretarias da Educação, Cultura, Saúde, Mulher, Desenvolvimento Urbano e Desenvolvimento Econômico, além de  Superintendência de Trânsito e Transportes.

Rolar para cima
Pular para o conteúdo